28 de jan. de 2009

Listas

Eu tenho mania de fazer listas.
E mania de perder listas.
Que são feitas em qualquer espaço suficientemente bom. Vale desde o espaço em branco do envelope do banco, até o post-it da agenda. Por isso, perco minhas listas.
Por isso, também, resolvi comprar um caderno pra fazer as listas. Mas já perdi o caderno. E junto, a lista de coisas...
Também costumo escrever na mão. Isso acontece quando estou com pressa. Como sempre estou com pressa, mesmo quando tenho tempo, entro no carro e jogo a lista displiscentemente em qualquer lugar. E perco.
E então lembro de algo importante que estava na lista que não acho nunca mais. E aí vem a coisa de escrever na palma da mão.
Mas quem segue fielmente uma lista? Alguém muito paranóico? Ou alguém muito organizado? Têm coisas que são feitas pra se perder: guia de exame médico, telefone de amigo que a gente encontra na noite, a anotação ou o objeto que você precisa urgentemente encontrar naquele momento...e, claro, listas.
Dia desses eu fui conversar com meu ex-chefe. Como aprendi com ele a ler informações importantes de clientes em papéis de cabeça pra baixo ou coisas que tais, numa espécie de espionagem industrial bem tupiniquim, não resisti e abri o seu bloco muito chique (Montblanc) de anotações. Ele sim é uma pessoa que usa listas. E não perde. Mas nesse instante eu percebi a pequenez de nossa atividade, pois o seu "check-list" era idêntico ao de 7 anos atrás, mudando-se o cliente. A lista de coisas, a mesma: apresentar preview de investimento do mês tal...atualizar linguagem do site tal... reunião com fulano sobre projeto de intervenção ao planeta Marte...

Será uma justificativa à minha própria preguiça pensar que a vida é muito maior que uma lista?

Nenhum comentário: