6 de mar. de 2009

Fernanda "Schina" e Pati C.

Tá bom, tá bom...
eu nunca vou falar nada de mal da Fer e da Pati
não é porque elas me intimaram com essas coisas do blog (a Fer me ameaçou vai....)
mas é porque elas são minhas amigas do coração
se eu falasse mal delas, estaria falando mal de mim mesma
não seria a lógica?
todos temos um pouco dos nossos amigos, e vice-versa...claro
ainda mais quando são tão autênticos
e se aparecem muito nos assuntos, é porque são fundamentais em nossas vidas.
Pati C e Fer: amo vocês, suas XAROPESSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Afogamento

Todo mundo conhece a expressão "quando a água bater na bunda". Não requer explicação, ou requer?
Estou sentindo a maré encher. E isso me lembrou de...

"Por duas vezes, quase morri afogada. Sem metáforas.
A 1a, ainda pequena, quando minha mãe deu a colocar em prática um maldito artigo de revista feminino que relacionava o impacto das ondas do mar no corpo como revolucionário método para acabar com celulites e gorduras.
Acaba mesmo. É verdade. Já que, a segui-lo á risca, em 24horas você estará com pele tão rígida e dura quanto um cadáver. Porque você será o próprio.

Eu ainda era criança e não sofria destes males hormonais, mas já possuía o defeito da empatia. Assim, quando minha mãe entrou no mar, resolvi ir junto - afinal, eu era a Mulher-Maravilha e, qualquer problema, estava ali para salvá-la.
O fato é que em pouco tempo tive que ligar para a Sala da Justiça e clamar pelo auxílio de outro Superamigo. No caso, o meu pai. Rapidamente ele se transformou em Aquaman e nos tirou da roubada.

* * *
A 2a vez, se acontecesse, seria homicídio. Eu, a vítima. No caso clássico da piscina. Uma de minhas primas inventou de se atirar n´água, assim como eu. A diferença é que sempre fui um peixinho. Mas se alguém maior que você resolve fazer sua cabeça de salva-vidas, não há peixe que resista.
Mais uma vez Aquaman estava por perto. Ele era um grande atleta. E nos salvou. Confesso que a raiva que senti da prima era motivo de jogá-la na piscina novamente, com uma bola de ferro no pé. Mas passou. E estamos vivas, embora Aquaman não esteja mais aqui pra nos salvar.

Minha prosaica vida

Estou muito determinada a mudar o nome deste blog para: a prosaica vida de...
Fatos estranhos ocorrem nesta lua.
Tia Rita (mulheres-de-venus.blogspot.com), curiosa de plantão, descobriu aspectos extrafísicos e astronômicos relacionados à passagem do Lulin pelo nosso planeta.
O cometinha é do mal. Como nós e alguns poucos tomamos o cuidado - como hábito de pessoas meticulosas, precavidas e um tanto escaldadas pela vida fazem, em não diminuir a importância de um fato somente porque não o conhecemos - de alertar aos nossos pares sobre a passagem de tal massa incandescente, fomos liberados de seus efeitos colaterais. Não porque o cometa seja piedoso, mas porque respeita quem o conhece. Enfim, a energia vibratória e espectral do Lulin já começa a ser sentida mundo afora. A economia americana resiste, como todo patriota americano, titubeia, cai e levanta. O número de portadores de HIV triplicou. A OMS prevê falta de alimento para 65% dos países em 2030. Só aqui, curiosamente, aqui no Hemisfério Sul e abaixo da linha do equador, as coisas vão bem, quando o resto está mal.
Mas...que dane-se o mundo, que eu não me chamo Raimundo!...ou ainda: quero que o mundo acabe em barrancos pra morrer escorada!!!...hummm...será?
* * *
A maior das vaidades reside no ato do altruísta.
O altruísta, mesmo anônimo, sente profundo prazer pelos seus atos. A barganha que o sujeito faz não é com humanóides como eu e você. O genuíno altruísta barganha com Deus. É...o Todo-Poderoso é alvo de sua caridade, já que o altruísta espera ser resguardado das desgraças prosaicas em troca de seu saldo na conta corrente celestial. Eu já fui altruísta dessa forma. E não há quem não o seja. O cúmulo da vaidade humana é achar que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. O homem, neste raciocínio, é criatura perfeita, tão perfeita que até o criador quer imitar...Santa arrogância divina!
* * *

Livro de um publicitário norte-americano, embasado em um suspeito estudo neurológico, afirma que a capacidade de aprendizagem do homem estagnaria entre 35 e 40 anos. O estudo e o autor, que por sinal encontra-se muito feliz e orgulhoso de sua obra-prima, afirma que o processo é fisiológico. E pronto.
Eu discordo com fartos argumentos. A perda da capacidade de aprendizagem é puramente sociológica. Como o seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. O ambiente faz o homem, embora este tipo de afirmação seja redundante e esbarre em dialética semelhante: "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?".
É inconteste: estímulo social e B12 suficiente para tonificar "nervos" e músculos, faz até a Carla Perez ficar interessante. Isto, se ela tivesse vontade, o que não é o caso. Então, retifico a máxima e incluo: estímulo social, B12 e vontade faz o homem aprender até seu último suspiro.
O que existe como determinante na falta de aprendizado é a acomodação. Eu, por exemplo, desde que um amigo contou que o Pasqualle Cipro Neto disse, confortavelmente, que fará uso da antiga escrita até 2012, relaxei e voltei a escrever da forma que aprendi. Inclusive com a indulgência em cometer erros que já não se enquadram nesta ou naquela categoria.

* * *

Para completar a lista de trivialidades, recebo hoje a visita de um agente da prefeitura que alerta que "Quaresma é tempo de lobisomem". Isto mesmo.
Não deixa de ser curioso. E lamentável. Imaginei que meus companheiros que atendem a Pref.Municipal de Curitiba fossem autores da cômica campanha de vacinação em cães e gatos contra raiva, que utiliza de um signo popular e arcaico como mote para chamar a atenção para a peste. Mas não, o tema foi criado dentro do departamento de criação da prefeitura. Acredito seriamente que em algum dos seus cafés democráticos, que reúnem desde assessores até copeiras.
Ora, o mais interessante é que minha empregada passou a repetir tal expressão como se buscasse alguma verdade oculta.
E eu imaginei o agente da prefeitura como o "cavaleiro sem-cabeça", vestido num figurino medieval, montado em um cavalo branco de olhos ferozes.
A única coisa que motiva a aderir à campanha é o calor que anda se exibindo por estas bandas. Sim, porque minha criação cristã imediatamente desenvolveu empatia pelo pobre jungle man cabeludo e imaginei que, caso ele apareça na chegada da lua cheia, vá sentir muito mais calor que eu.
e pra mantê-los atualizados dos acontecimentos de patópolis, vai a última lição...
sempre há um grande ruído entre emissor e receptor
nunca confie cegamente no trabalho alheio...pelo menos se vc tiver certeza de que há uma grande diferença cultural entre quem manda e quem obedece...
mesmo que sejam flores, flores podem doer...e muito
um de meus hábitos herdados da minha avó paterna...jardinagem
não sou daquelas que regam o jardim religiosamente....Confio nos céus para isso. mas tenho a chamada "mão boa!"...
"mão boa" é aquela que planta qualquer coisa e esta qualquer coisa, pega
não uso de artifícios para a manutenção de meu pequeno espaço verde...
mesmo não sendo das mais atentas, adoro minhas plantinhas, ervinhas, arvores e etc
adoro ver o poder da vida tomando forma, se transformando, florescendo,frutificando...
e desta forma, tenho ciúmes do meu eleitorado
o jardineiro chegou e perguntou: posso cortar aquele mato lá na frente?
eu entendi que o mato era "o" mato que vinga à frente da minha casa, do lado de fora do muro, entre as pedras da calçada...
jamais imaginaria que ele chamaria de mato as plantas cultivadas há anos
quando eu vi, já era tarde
mas q PQP! agora tenho que fiscalizar a poda do jardim?
o sujeito "assassinou" o meu jardim
isso deveria ser motivo de prisão
eu nem tive coragem e força pra analisar o que sobrou das raízes
e meu pé de caqui? aliás,o pé de caqui do meu pai??? ele deixou no tronco...
ele não morreu, mas por pouco
e em maio é época de caqui...seria questão de dias pra comer caqui caindo do pé, sem agrotóxicos
por conta disso eu fui vil
e pra castigá-lo, atrasei o pagamento
pois não é o fim da picada eu ter que pagar por esse crime ambiental????
aqui em casa ainda temos muitos pés de laranja
limão-rosa
ameixa
mexerica
manjericão
alecrim
lavanda
e um jasmim-estrelinha que eu também plantei, perto da janela da sala de tv
quando o vento bate...hummm...vem aquele cheirinho pra dentro da sala
ahhh, e a Loló, como é baixinha, ao passear na grama, passa pelo pé de majericão...
ela vem toda perfumadinha...
ainda tenho umas cebolinhas, salsinhas, guiné e mais alguma coisa que comprei pra plantar...
quando meu pai estava aqui, inventou de fazer uma horta
deu certo. tínhamos couve-manteiga (que eu adoro), abóbora, cebolinha verde, tomate-cereja, chuchu (td bem, chuchu dá em qq lugar, mas agora q ele não está, não dá), alfaces e um monte de plantas medicinais
minha pequena floresta tropical

bons ventos

Só para não cair no hábito de me deixar vencer pelo sono e não postar...
desfazer-me de palavras, como bem disse o sábio Daniel
estes dias tem sido agitados, e quentes, e abafados
mas bons
melhor do que poderia imaginar
agora é apenas uma questão de disciplina, organização
quando os astros resolvem fazer a parte deles
qualquer vento ajuda...