1 de mar. de 2009

expectativas e paixões

logo que abri o email, recebi o post de uma amiga carioca. o blog dela é sobre política e relacionamentos. ela é socióloga e sabe como ninguém história da política brasileira e é uma mestra em articulações deste tipo.
quando ela fala sobre o assunto - que eu não gosto, mas só gosto quando ela comenta - fico de boca aberta...mas quando ela fala de relacionamentos...somos de chapas opostas...
ela me chamou no msn, contou uma novidade, eu respondi de acordo com o que penso...e aí deu pano pra manga...
ela me recomendou que eu mude pra lua, onde minhas "expectativas" só irão depender de mim...este foi o embate de nossa conversa..."expectativa".
pra mim, a culpa de tudo no mundo todo, é dela.

expectativa é a situação de quem espera a ocorrência de algo, ou sua probabilidade de ocorrência em determinado momento; também é sinônimo de desejar, ter esperança, esperar, aguardo, aguardamento ou, ainda: a espera que repousa numa probabilidade.
tudo na voz passiva...eu não gosto disso. eu aprendi a não gostar.

quando percebemos que não podemos fazer absolutamente nada em relação às expectativas alheias e que são elas a causa de toda nossa desilusão, nos tornamos mais centrados, menos exigentes e livres de decepções (pelo menos as decepções são menores...).
um exemplo tolo: meu gatinho está doente, internado. eu vou visitá-lo todos os dias. ele aparenta melhora ao me ver, responde aos estímulos e passa a interagir comigo normalmente.
eu me divido num dilema interno: ele vai melhorar? quando? estou fazendo o certo, ou é mais cômodo? o certo não seria trazê-lo pra casa? mas em casa eu não tenho como medicá-lo com as injeções e exames e tudo que ele precisa. Mas o carinho não cura? Cura, mas não tira água do tórax subitamente...epa,epa, epa!!!

racionalmente, o que eu POSSO esperar? que EU ofereça o melhor tratamento possível ao gatinho que tanto amor me dá. Isso é um fato, apenas. Não entramos no mérito emocional.
o que mais eu posso esperar e exigir: que o VETERINÁRIO, com seu poder irrestrito sobre meu gatinho, atendo-o da melhor forma possível. Fato.
onde está a expectativa: está na melhora do gato. Esta melhora depende dos meus recursos, do esforço do veterinário e, sobretudo, da vontade do gato.
É nisso que eu quero chegar. Eu tenho que fazer a minha parte com o que me cabe, oferecer carinho ao bichinho, demonstrar ao veterinário que eu estou atenta, cobrar informações que tenho o direito de saber.
Mas a cura do gato não é soberana à minha vontade. Se fosse, eu seria uma criatura onipotente.

E este é o termo exato para explicar todos os aspectos de nossos relacionamentos: onipotência.

quando criamos ilusões, expectativas em outras pessoas, estamos querendo, inconscientemente, provar a nossa onipotência em relação aquela situação ou aquela pessoa.
...fulano não gosta mais de mim. e eu não me conformo. como "ele" pode fazer isso comigo, depois de tudo o que fiz??? depois de "tudo" o que passamos? de "tudo" que eu fiz por ele??? percebem que está tudo no campo imaginário da pessoa que foi submetida a uma vontade que não correspondia à sua? é assim que a vida segue.
isso explica porque somos mais tolerantes e compreensivos com os nossos amigos. com eles, dividimos afinidades, não disputamos nada. não queremos subjugá-los à nossa pessoa. queremos que eles cresçam, prosperem, pois temos certeza que o nosso amor e carinho, não será abalado. não será abalado porque não esperamos nada que não seja inerente a este relacionamento. somos quem somos com nossos amigos.
não envergamos máscaras do nosso melhor personagem que, sendo personagem, vai nos abandonando aos poucos até mostrar totalmente o que somos.
não há disputa de poder, disputa de território. não há onipotência em jogo.

esta é a minha opinião sobre vida e relacionamentos. talvez, como ela diga, eu tenho que sonhar mais...mas eu sonho com o que posso realizar e me dê prazer. não necessariamente só com o que eu imagino que me faria feliz. se assim fosse, eu ficaria divagando sobre como seria ótimo se meus pais estivessem vivos...

cada um que tire suas conclusões. ela é uma mulher com mais paixões, e mais dores por causa delas. eu sou como você sabe.

Nenhum comentário: